Buscape

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O charme dos orientais

Os tapetes orientais são peças que, além de valorizarem a decoração, possuem um valor inestimável. Isso porque eles atravessaram os séculos sem perder a magia e o mistério da sua história. Independente do lugar de onde tenham sido feitos, são quase todos tecidos da mesma maneira.
Os tapetes orientais incluem os persas, tibetanos, turcos, indianos e chineses, entre outros. O material básico empregado na confecção desses tapetes é a lã e, em menor escala, a seda, podendo-se encontrar, também, peças feitas com pêlos de cabra e de camelo, ou mesmo fios de algodão
O proprietário da Galeria Persa, com 60 anos de tradição nesse ramo, diz que, em termos de tapetes manufaturados, os que têm mais qualidade são os persas. "O tapete persa não desbota nem provoca alergia", diz Áli Mirfenderesky.
Muita gente pensa que os tapetes orientais só ficam bem em ambientes clássicos. Porém, existem muitos estilos de tapetes. "O gabbeh, por exemplo, é muito procurado por clientes mais jovens, que querem dar um ar mais moderno às suas casas", diz Luciano Coutinho, um dos proprietários da Gallery Persa.
Para Eneida Neumann, proprietária da Royal Art - Tapetes Persas, o tapete é uma peça muito pessoal. "É como uma roupa. Cada cliente gosta de um estilo", diz.
Um tapete oriental pode durar décadas e, bem cuidado, com certeza passará de geração a geração. Pode custar entre R$ 100 a R$ 2 mil o metro quadrado. Esse preço depende do tamanho do nó e da qualidade da lã.

Na hora de comprar

- Tapetes de cores fortes combinam melhor com sofás e poltronas claras ou neutras. Assim, o ambiente não fica sobrecarregado.
- Os tapetes e carpetes de nylon são os mais resistentes e os mais fáceis de limpar. Depois, vêm os de poliester. Os fabricantes, geralmente, apontam a composição dos tapetes nas etiquetas.
- Alguns tapetes já vêm com uma proteção de impermeabilização, que retém a sujeira na superfície, evitando que penetre no tapete. Algumas lojas fazem esse serviço, ideal para quem tem crianças pequenas.
- Os tapetes de banheiro, de cozinha e de área de serviço devem ser sempre emborrachados.

Como conservar

Para tirar o pó utilize uma vassoura e, esporadicamente, o aspirador.

A cada seis meses coloque o avesso do tapete para cima no sol e em local ventilado.

Para secar líquidos derramados, não use produtos químicos; use somente papel para absorver o excesso e pano úmido, com sabão neutro ou de coco.

Evite lavar a peça em casa. Prefira, sempre, uma empresa especializada.

Evite colocar vasos com plantas sobre o tapete, mesmo protegidos por pratos, pois o material orgânico em contato com a umidade sofre um processo de deterioração 

Mantenha o ambiente sempre ventilado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário